uol

segunda-feira, 30 de junho de 2014

La Plata


Conheça La Plata, cidade a 60 quilômetros de Buenos Aires16 fotos

7 / 16
Crianças de até sete anos não pagam para entrar no República de Los Niños, em La Plata, na Argentina Leia mais Melissa Pio/UOL
Situada a pouco menos de 60 quilômetros de Buenos Aires, La Plata pode ser uma boa opção para quem já viu tudo que a capital portenha tem a oferecer, mas ainda possui algum tempo para passear. Um dia é suficiente para que o turista conheça os principais pontos da cidade sem precisar pernoitar nem gastar muito com o transporte, uma vez que é possível chegar a La Plata de ônibus. Duas empresas fazem o trajeto, a Plaza e a Metropolitana, ambas partindo da estação de Retiro, mas com paradas na movimentada Avenida 9 de Julio. Quiosques próximos aos pontos de embarque costumam vender a passagem na hora.

Quem está acompanhado de crianças ganha um motivo extra para se deslocar até lá. Um dos pontos turísticos mais conhecidos do local é a República de Los Niños (www.fundacionvalorar.org.ar/republica2008/), parque infantil fundado no ano de 1951. O extenso complexo repleto de verde possui miniaturas de castelos e palácios, construídos em escala proporcional a crianças de dez anos. A pequena cidade possui prefeitura, palácio de cultura, capela e até um banco, onde a criançada pode aprender, através de atividades pedagógicas, como funciona um banco de verdade. Mais que diversão, a República de Los Niños tem como objetivo levar ao público infantil um senso de civilidade, ensinando desde cedo as bases de um governo democrático, fazendo com que os pequenos reconheçam a importância e a utilidade de algumas das principais instituições sociais.

Porém, mesmo que não haja tempo ou interesse em participar de nenhuma das ações educativas, o colorido das construções e as mini ruas bem cuidadas impressionam e valem a visita. O interior dos edifícios, onde existem exposições de maquetes e bonecas, não está tão bem conservado quanto as fachadas, mas não deixa de ser uma boa distração para as crianças.

Além disso, o local possui espetáculos artísticos regulares, uma granja e também uma pequena estação ferroviária de onde sai, a cada trinta minutos, o trem de época que percorre grande parte da propriedade, revelando um mini parque de diversões e alguns espaços propícios para a prática de esportes, como quadra de basquete e piscina. Somente nos finais de semana e feriados saem da marina, situada na beira do lago artificial, passeios de barco feitos em uma réplica das embarcações que navegavam pelo rio Mississipi. São nesses detalhes que a República de Los Niños deixa transparecer uma aura de encantamento em que diferentes estilos, como o medieval, o europeu e o islâmico se mesclam e co-existem pacificamente.

Considerado o primeiro parque temático da América e um dos maiores empreendimentos infantis da América Latina, a República de Los Niños se gaba de ter servido de inspiração para Walt Disney, que visitou o local no início da década de 50, quando a Repu - como é carinhosamente conhecida - ainda estava em seus primeiros anos de funcionamento. O criador do icônico personagem Mickey Mouse teria ficado impressionado com a atmosfera mágica do lugar. Alguns anos após essa visita nascia a Disneylândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário